Por mais que possamos começar um negócio em casa mesmo, no início, isso mudará com o passar dos anos, pois, a tendência de uma empresa é sempre o crescimento e não tem como imaginar uma empresa que empregue muitos funcionários e cresça exponencialmente sem um escritório para receber seus clientes e fazer reuniões.
Por isso, vamos falar de uma opção que, além de favorecer o nosso trabalho, ainda pode nos trazer renda extra com a aquisição de clientes que irão trabalhar em um escritório compartilhado.
O que é coworking?
Quem está pensando em investir em empreendedorismo sabe que um dos principais problemas é na locação dos imóveis, já que, não sabemos qual será o nosso lucro nos primeiros meses e, ao assinar um contrato de aluguel, já nos prendemos a um custo fixo que deverá ser considerado.
Além disso, encontrar um bom lugar para situar nosso escritório não é tão fácil, já que as empresas maiores costumam ter contratos longos nesses locais mais procurados.
Para resolver esses problemas, surgiu o coworking, ou trabalho compartilhado, onde pessoas se reúnem em um grande espaço para trabalhar, cada qual em sua área.
A criação desse modelo de trabalho é uma tendência, pois, essa prática traz inúmeras vantagens.
Como usar coworking para conseguir clientes?
Para entender como conseguir mais clientes por meio do uso do coworking, vamos falar como ele funciona, de maneira prática.
A pessoa aluga uma área grande que esteja de acordo com a necessidade do trabalho.
Nessa área, o locatário disponibiliza o acesso ao espaço para quem decide pagar para usar aquele ambiente mesmo que seja por algumas horas do dia somente.
Por exemplo, quando alugamos esse imóvel, fazemos um contrato com uma imobiliária e o valor a ser pago pelo aluguel pode ser dividido com os profissionais de áreas diferentes que atuam ali.
Então, para conseguir mais clientes usando o coworking, basta que esse trabalhador encontre um ambiente bem localizado e procurado por muitos profissionais e, depois disso, procure essas pessoas para usar os benefícios desse local como internet, energia elétrica e toda a estrutura que montamos, cobrando um preço que pode ser mensal, anual e até por horas usadas.
Mas vale lembrar que, a pessoa que é responsável por aquele ambiente, deve seguir os passos abaixo para que consiga clientes para seu coworking.
Garanta que o local cumpra as necessidades de seus clientes/pacientes
Não adianta alugar um imóvel e colocar uma mesa simples, com algumas cadeiras espalhadas em um ambiente que não está bem conservado, pois, os profissionais que buscam esses locais de trabalho compartilhados possuem seus próprios clientes, então procuram um lugar mais confortável para trabalhar.
A pessoa que aluga um imóvel para abrir um o coworking deve entender que esse local deve ser bem iluminado, já que são grandes as chances de especialistas que trabalham pelo computador procurarem aquele local.
O lugar também deve ter banheiros separados para o público feminino e o masculino, além de alguma área para café e descanso.
Alguns coworkings oferecem até mesmo uma área de lazer para que os profissionais possam desestressar durante o dia, em horários de pausa que cada um decide, desde que não incomode os outros trabalhadores.
Ou seja, cada coworking deverá conhecer a necessidade de seus clientes, pois, isso varia muito e por ser um ambiente de trabalho compartilhado, existem especialistas de áreas diversas reunidas nesse ambiente.
Promova contato social com os colegas de escritório
Outro ponto que pode ser um diferencial para nosso coworking ter sucesso é a promoção de contato social com os colegas de trabalho, já que, esses trabalhadores passam horas trabalhando nesses ambientes ao lado de outras pessoas.
Se não houver um contato social que pode ser uma confraternização anual ou até mesmo reuniões promovidas pelo dono do ambiente em fins de semana, o ambiente vai se tornando estressante, já que, mesmo que os profissionais que atuam em coworking sejam de área diferentes, sempre existe a possibilidade de aprendizado novo quando há contato social.
Essa é uma das vantagens de se trabalhar em um coworking, já que, um profissional de uma área pode não conhecer nada sobre a do outro e esse contato social faz com que os dois aprendam novos assuntos e isso pode agregar em suas carreiras.
Disponibilize material de divulgação na recepção
Não existe futuro em um negócio que desconsidere a divulgação, pois, como os clientes irão conhecer nosso trabalho se não ouvirem falar da nossa empresa?
O mesmo vale para um escritório de coworking, onde as pessoas procuram esses ambientes porque foram indicados por outras ou porque viram panfletos e cartazes em algum ponto da cidade.
Disponibilizar material de divulgação na recepção que deve estar voltada de frente para a frente do local é muito importante, já que as pessoas que passam por ali saberão o que é oferecido naquele ambiente e pode ser que possíveis clientes estivessem procurando isso mesmo, mas não sabiam onde encontrar.
Divulgar sua marca é muito importante em qualquer área, portanto, não podemos esquecer dessa parte que é tão importante para o sucesso do coworking.