Categories
Diversos

Deixando as crianças escolherem o que vestir

Seu filho está estabelecendo a lei sobre suas escolhas de roupa? Não deixe que isso estrague suas manhãs!

Alguns meses atrás, Rachel Fournier se viu fazendo batalhas diárias com uma princesa. Ela queria que sua filha de 3 anos usasse roupas casuais e duráveis, mas Isabel só estava interessada nos vestidos mais brilhantes de seu armário. “A última vez que escolhi sua roupa, ela chorou todo o caminho para a creche”, diz a mãe  “Assim que a peguei à tarde, ela se despiu no carro e se recusou a vestir as roupas. Acabei afivelando-a dessa maneira.”

Se seu filho de repente se manifestou muito sobre seu guarda-roupa, parabéns: é um sinal de que ela está crescendo . “As crianças em idade pré-escolar também estão em um estágio em que estão tentando afirmar sua independência e limites de teste”, diz Alanna Levine, MD, porta-voz da Academia Americana de Pediatria. “Vestir-se oferece uma oportunidade de colocar as duas coisas em prática.” Isso não significa que todas as manhãs devem ser um confronto, no entanto.

Fornecer opções

A maioria das crianças de 3 a 4 anos são aspirantes a ditadores, buscando o controle sempre que podem. Então, sempre que possível, vamos tê-lo. “Dê ao seu filho muitas pequenas escolhas sobre coisas que não importam para você”, sugere Jim Fay, co-autor de Love and Logic Magic for Early Childhood: Parenting prático desde o nascimento até seis anos . Por exemplo, pergunte: “Você prefere usar seu suéter azul ou vermelho?” Dizer algo o tornará menos propenso a se calar.

Permitir sabor

Você odeia lã? Não aguenta regatas muito apertadas? É provável que seu filho também goste e não goste. Dentro da razão, tente ser flexível sobre suas preferências. “Não há problema em evitar coisas que incomodam o seu filho”, diz o consultor dos pais Ari Brown, MD, autor do Toddler 411 . “Isso mostra que você respeita a opinião dela.” Pode haver uma solução fácil para algumas de suas irritações: Você pode virar meias com costuras irritantes de dentro para fora e cortar etiquetas de camisa irritantes. ( Se as sensibilidades dela parecerem mais extremas , converse com seu médico.) E se ela quiser usar vestidos todos os dias – bem, por que não? Se você está preocupado com o frio dela, sempre pode colocar uma legging quente ou uma camiseta por baixo.

Tire um tempo para praticar

Por 3 anos de idade , a maioria das crianças pode lidar com as noções básicas de se vestir, como puxar roupa interior, calças de cintura elástica, e uma camiseta. (Tarefas mais complicadas, como passar o zíper ou apertar botões, podem ocorrer mais tarde.) De fato, a maioria das crianças gosta de fazer essas coisas. “Faz com que se sintam confiantes e competentes”, diz o Dr. Levine. Portanto, mesmo que seja lento, deixe seu filho se vestir o mais rápido possível, especialmente nas manhãs de fim de semana em que não há pressa. “Quanto mais você puder dar a ela o poder de se vestir, menos luta será”, diz o Dr. Levine.

Faça uma corrida

Obviamente, as crianças em idade pré-escolar não sentem a mesma urgência de sair pela porta do que de manhã. Eles preferem brincar com Legos ou assistir show da luna do que se vestir . Com isso em mente, transforme o vestir em um jogo. Diga: “Vou fechar os olhos e ver quanto tempo você leva para vestir sua camisa e calça”. Ou defina um cronômetro por dez minutos e recompense seu filho com um adesivo se ele descer as escadas antes que a campainha toque. Você também pode dar a ele uma ficha de pôquer para cada bom desempenho e permitir que ele os troque por um presente quando ele tiver cinco fichas.

Planejar com antecedência

As crianças dessa idade adoram ver fotos de si mesmas. Use isso para sua vantagem, criando um guia passo a passo das atividades matinais de seu filho . Poderia mostrá-la acordando, se vestindo, escovando os dentes e tomando café da manhã. Pendure no quarto dela, onde ela pode segui-lo todos os dias. “Então o gráfico de rotina se torna o chefe em vez de você”, diz Jane Nelsen, Ed.D., coautora da Disciplina Positiva para Crianças em Idade Pré-escolar . Se você escolher a roupa dela na noite anterior, você pode impedir um enorme colapso matinal: a busca atormentada por uma camisa favorita – que é encontrada no fundo do cesto.

Seja frio sobre casacos

Ah, a luta do casaco de inverno . Seu filho não está com frio por dentro, então por que diabos ele iria querer vestir aquela jaqueta volumosa e suada e cobrir sua roupa perfeitamente quente o suficiente? Mas ele se sentirá diferente quando sair. A menos que esteja realmente congelando, não se preocupe, diz o Dr. Levine. Basta carregar o casaco e deixá-lo sair como está. “Se ele está com frio, ele vai pedir”, diz Levine. “Então da próxima vez, você pode lembrá-lo gentilmente de como ele estava com frio.” As chances são de que seu filho receba o casaco e as luvas muito antes dos dedos ficarem dormentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *