É um fato que o ciclismo acabou ganhando uma maior visibilidade e fama na atualidade, por conta da infinidade de vantagens e benefícios, principalmente para a saúde, que este esporte entrega para todos os seus praticantes.
Por conta deste crescimento, diversas pesquisas em relação ao ciclismo começaram a ser feitas na internet, buscando por métodos de aumentar a força, a resistência e até mesmo a como desenvolver algumas técnicas.
Sendo assim, vale dizer que uma das pesquisas e maiores dúvidas que os ciclistas iniciantes possuem, é em relação aos trajetos de longas distâncias, tendo em vista que eles são extremamente importantes para aumentar a resistência do ciclista no geral.
Portanto, caso você tenha alguma dúvida em relação a estes trajetos, mais abaixo você conseguirá observar algumas dicas que irão lhe ajudar a percorrer longas distâncias, então lembre-se de se atentar a todas as informações que serão citadas a seguir.
Por que andar de bike?
Pode-se dizer que o ato de andar de bike acaba trazendo uma grande gama de vantagens e benefícios, e por conta disso, o ciclismo acabou ganhando uma maior visibilidade e fama nos últimos anos.
Entre as principais vantagens e benefícios que a bicicleta acaba entregando para os ciclistas, podem ser citados os seguintes:
- Auxilia no emagrecimento e controle de peso;
- Auxilia na redução do colesterol;
- Auxilia na prevenção e controle de diabetes;
- Reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas;
- Melhora a respiração e proporciona um fôlego maior;
- Melhora a tonificação muscular;
- Entre outros.
Como você percebeu, o ciclismo acaba sendo um dos esportes mais benéficos para a saúde, já que além de todos estes pontos, ele também não acaba causando nenhum dano ou prejudicando as articulações, ao contrário do que muitos pensam.
Entretanto, o ciclismo não auxilia as pessoas a desenvolverem somente uma saúde física melhor, já que o esporte também possui um papel fundamental para desenvolver uma saúde mental melhor.
Diversos estudos mostraram que o ciclismo consegue auxiliar as pessoas a descarregarem todo o seu estresse, além de que, as paisagens e lugares que acabamos conhecendo com ele também auxiliam neste ponto.
Sendo assim, caso você possua o desejo de melhorar a sua qualidade de vida, uma das maiores dicas que você pode receber e seguir, é de comprar uma bicicleta o mais rápido possível, e assim, começar a praticar o ciclismo.
Por que optar por longas distâncias?
Sendo assim, pode-se afirmar que você já entendeu todos os pontos fortes e principais características do ciclismo, entretanto, para os iniciantes, os trajetos de longas distâncias ainda são uma grande dúvida.
Bom, de maneira geral, o ciclismo acaba se dividindo em 3 partes fundamentais, sendo elas: a explosão, a força e a resistência. Como o próprio nome entrega, a explosão diz respeito ao ato do ciclista ir de uma velocidade baixa até a sua velocidade máxima em um espaço curto de tempo.
A força diz respeito a velocidade máxima que um ciclista consegue alcançar, além disso, ela também acaba tendo uma grande influência em terrenos íngremes. Por fim, a resistência faz relação ao tempo que o ciclista consegue permanecer em um ritmo elevado.
Os treinos de longas distâncias acabam tendo um papel fundamental para desenvolver e aumentar a resistência do ciclista, tendo em mente que ele conseguirá se adaptar melhor à bicicleta, ficando diversas horas em cima dela, aumentando consequentemente, a sua resistência no geral, além de melhorar a sua respiração.
Por conta disso, os treinos de longas distâncias costumam fazer parte da rotina de treino dos ciclistas, entretanto, vale dizer que estes treinos acabam exigindo algumas preparações extras.
Dicas para percorrer longas distâncias andando de bicicleta
Como citado, os treinos de longa distâncias possuem alguns pontos nos quais os ciclistas devem se atentar antes de realizá-los, portanto, agora você conseguirá observar algumas dicas para ter sucesso nestes treinos.
Aumente a intensidade aos poucos
Lembre-se que é um treino de resistência e não explosão, portanto, aumente a intensidade e velocidade aos poucos, para assim, garantir uma maior reserva de energia e um menor desgaste.
Alimente-se bem
É extremamente importante que você se alimente bem antes de realizar um trajeto deste, para que assim, não lhe falte energia.
Pedale de forma inteligente
Busque sempre pensar na preservação de força e energia enquanto estiver realizando um trajeto de longa distância, portanto, não cometa erros ou equívocos desnecessários que irão gastar a sua energia.
Observe o vento
O vento também influencia bastante em todos os trajetos que você realiza, porém, como o trajeto de longa distância costuma trazer um maior cansaço, busque realizá-lo com o vento, nunca contra.
Esteja bem equipado
Lembre-se de levar todos os equipamentos de segurança para evitar qualquer acidente, além de que, também é importante levar algo para comer durante o caminho e uma garrafa de água.
Atente-se às dores
Caso você comece a sentir alguma dor, lembre-se que é normal, já que você está em uma posição a diversas horas, porém, caso a dor não seja algo proveniente do cansaço, você deve se atentar para não causar nenhuma lesão.