Você acabou de lançar sua loja online ou talvez apenas renovou seu comércio eletrônico já existente, mas há um pequeno problema: ninguém está visitando seu espaço digital. Não pense que só porque sua loja online está “aberta” 24 horas por dia, 7 dias por semana, significa que você tem que trabalhar menos nela do que em uma loja física. O marketing de comércio eletrônico envolve tempo e (muita) paciência; talvez o marketing digital de comércio seja ainda mais competitivo do que o marketing tradicional de loja física.
Uma estratégia de marketing de comércio eletrônico depende muito dos objetivos, capital, recursos do proprietário e do produto que você escolheu vender em seu e-commerce. Assim como poucos acabam mas as sacolas personalizadas que você envia o produto ao seu cliente faz total diferença na hora de fidelizá-los, então fique de olho nas dicas:
Sua mídia social precisa estar correta
Os clientes querem verificar sempre se a sua empresa é renomada e de confiança, então é quase obrigatório manter seus perfis de mídia social atualizados. Obviamente, se você está executando um programa individual, pode optar por estar apenas no Facebook e Twitter ou Pinterest e Instagram. Isso é totalmente normal, como proprietário de uma pequena empresa, você não precisa contar com todas as plataformas de mídia social que já existiram em sua estratégia de marketing de comércio online.
Ofereça promoções periódicas
Se você oferece descontos ou ofertas especiais apenas na Black Friday e talvez durante os feriados, você está agindo errado.
Em diversos dias do ano, publique aleatoriamente um código promocional ou desconto nas redes sociais. Lembre-se de que isso só funcionará se você tiver muitos seguidores nas redes sociais, ou fazer uma estratégia de marketing para vender muito.
Acompanhamento de seus clientes
Quando você coleta informações pessoais de seus clientes, obviamente receberá seus e-mails. Portanto, faça uso disso! Quando o pedido chegar, pergunte o que acham do produto ou talvez peça que deixem uma avaliação e, caso concluam com sucesso, você pode oferecer um desconto na próxima compra.
É fundamental sempre saber o que seus clientes estão pensando sobre a sua loja, além de estar sempre por perto deles.
Redirecionar e conquistar
Talvez você não tenha esses clientes para acompanhar, conforme mencionado no último ponto. Como você pode atingir pessoas que você sabe que estão realmente interessadas em seu produto ou serviço? Você pode querer testar os clientes em potencial mais prováveis, ou seja, aqueles que já visitaram seu site. O Google Analytics rastreia sua taxa de rejeição, ou a porcentagem de pessoas que deixam seu site depois de visualizar uma única página.
Envolva-se com os clientes
Incentive os clientes a enviarem fotos deles usando seus produtos ou algo que seja memorável. Interaja com eles o máximo que puder nas redes sociais para que sintam que sua empresa os valoriza não apenas como um cliente, mas também como um ser humano.
Um pouco de diversão nunca fez mal a ninguém. Peça-lhes que avaliem seu produto ou talvez crie um desafio que possa se tornar viral.
Gratificação do cliente
Mostre seu apoio aos seus clientes, agradecendo-lhes por usarem seu produto ou serviço. Você pode agradecê-los facilmente, tendo uma seção de revisão com fotos ou vídeos que eles enviam para você conforme mencionado no ponto anterior. Isso torna seu negócio transparente e agradável ao mesmo tempo.
O objetivo geral do marketing digital é agregar valor à sua empresa para que os clientes se sintam mais inclinados a comprar de você e não de outra pessoa. Utilizando essas dicas com certeza sua estratégia vai dar certo e você vai vender muito.