Parece lógico que qualquer coisa natural seja melhor para você e sua pele, certo? Bem, esse nem sempre é o caso. Dissipamos os maiores mitos em torno da beleza natural e por que você precisa saber a verdade.
Mito 1: Natural é mais gentil
Os produtos que contêm ingredientes naturais não são necessariamente mais suaves para a pele. Santa Clarita, CA, dermatologista Bernard Raskin, MD , diz que alguns produtos naturais podem ser tão irritantes, se não mais , do que os não naturais. “Muitas alergias são causadas pela exposição a ingredientes naturais em certos produtos.” Alguns vegetais fortes como lavanda e óleo de tea tree podem deixar aqueles com pele sensível vermelhos, irritados e com coceira.
Mito 2: Os produtos naturais são livres de produtos químicos e conservantes
Brandy Monique, fundadora da Fig + Yarrow , diz que a maioria dos produtos naturais não é totalmente livre de conservantes, nem deveria ser. Embora eles possam conter menos conservantes, é necessário que exista um sistema de preservação ; caso contrário, ingredientes derivados de frutas, vegetais ou plantas estragaram . Sam Stewart, co-fundador da linha natural de tratamento da pele Mad Hippie , diz: “Nossa marca usa conservantes para garantir a contaminação microbiana e mofo. Optamos por outros seguros, como levulinato de sódio, do milho e anisato de sódio, do funcho. ”
Mito 3: Natural não fará você sair
Este não poderia estar mais longe da verdade. Os produtos naturais podem entupir os poros e fazer com que a pele sensível se torne reativa, assim como outros produtos. Stewart diz que aqueles que são alérgicos a ingredientes naturais, extratos de plantas e antioxidantes podem experimentar uma fuga. Muitos produtos de beleza naturais contêm óleos essenciais , como tomilho, canela e óleo de erva-doce, que os tipos de pele oleosa ou com tendência a acne podem achar muito pesados. Tammy Fender, fundador da Tammy Fender Holistic Skincare , diz que os óleos essenciais precisam ser usados na dosagem certa e totalmente puros para serem benéficos.