Com a correria do cotidiano, é comum priorizarmos os deveres e as urgências dos que estão ao nosso redor, sobre as nossas próprias necessidades. Mas além de procurar pelo bem-estar momentâneo, é preciso desenvolver hábitos que possibilitem a construção de uma boa e sustentável qualidade de vida para nós.
Segundo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida envolve os sistemas sociais em que estamos inseridos, em comparação aos valores individuais que julgamos importantes, como os nossos objetivos, expectativas e preocupações.
Assim, os parâmetros e percepções pessoais em relação à saúde física e mental, a qualidade das interações sociais e a manutenção da autoestima, afetam diretamente o entendimento individual de bem-estar e satisfação.
Por isso, repensar as atividades presentes na rotina diária pode ajudar na criação de hábitos simples que tornam a busca por uma qualidade de vida mais possível.
Além disso, possuir um seguro de saúde, ou um convenio odontologico, pode auxiliar na realização dessas práticas cotidianas.
- Cuidados com a saúde
O primeiro e mais importante passo para o desenvolvimento de uma boa rotina é garantir a saúde geral do corpo, boca e mente.
Desde os costumes mais básicos como o cuidado com a higienização apropriada, até o acompanhamento profissional em consultas de rotina, diversas atividades são fundamentais para o bem-estar geral e pleno funcionamento do corpo.
Muitas pessoas não costumam associar a qualidade de vida com a saúde bucal, mas investir em um plano odontologico pode ser fundamental para garantir a segurança de todo o organismo.
Estudos mostram que as bactérias bucais, como a cárie e a periodontite, além de estragar a aparência dos dentes e causar problemas desagradáveis como o mau hálito, estão diretamente relacionadas com o aparecimentos de doenças sistêmicas graves tal qual enfermidades cardiovasculares, gastrointestinais e até pneumônicas.
Assim, os cuidados individuais com a higiene bucal é primordial para o bem-estar de todo o organismo.
Contudo, possuir um plano dental para MEI, ou qualquer seguro odontológico, permite consultas de rotina que são essenciais para o diagnóstico precoce dessas doenças e para evitar o agravamento dos quadros.
O mesmo vale para os demais setores da medicina. Assim, realizar check-ups de rotina é fundamental para a garantia do bem-estar.
- Prática de atividades físicas
O exercício físico é fundamental para o aceleramento do metabolismo, a melhora das capacidades cognitivas e funcionais, além de ser um ótimo método de alívio de estresse e descanso.
A prática regular de esportes é recomendada por todas as especialidades médicas, para a devida manutenção da saúde. Para isso, a OMS sugere o mínimo de 25 minutos de atividade moderada por dia ou 150 minutos por semana.
No entanto, é preciso ter cautela ao escolher o tipo de exercício que melhor se encaixa nas suas necessidades e disponibilidades físicas.
Mais ainda, antes de começar uma atividade é importante realizar consultas médicas, para o atestado de segurança do processo e realizar de forma progressiva, trazendo mais saúde.
Além disso, esse é o momento ideal para aproveitar a disponibilidade de um plano odontologico empresarial.
Isso porque esses planos garantem o atendimento emergencial e, assim, o paciente pode praticar os esportes de maior impacto com a certeza de um atendimento de qualidade, caso aconteça alguma emergência odontológica.
- Noites bem dormidas
Às vezes é comum que deixemos de dar a devida atenção à importância que o descanso adequado tem para a saúde e para o equilíbrio emocional.
O sono é capaz de interferir na funcionalidade do metabolismo, na assimilação de insulina, no aumento do risco a doenças cardiovasculares e até diabetes. Tudo isso sem falar da melhora da concentração, capacidade de aprendizado e estabilidade emocional.
Deste modo, investir em uma noite de sono tranquila e com o tempo suficiente para o pleno descanso é fundamental para a recuperação do corpo.
- Rotina livre de hábitos prejudiciais
Quando não estamos satisfeitos com a nossa rotina, padrão de sono ou vida social e profissional, podemos aumentar a frequência de práticas prejudiciais à nossa saúde como o uso de cigarros e de bebidas alcoólicas.
Esses hábitos podem gerar doenças graves como:
- Câncer;
- Infecções pulmonares;
- Hipertensão arterial;
- Doenças hepáticas;
- Neuropatias.
Inclusive, esses hábitos também podem dificultar a prática de costumes que de fato são benéficos à saúde, como o exercício físico e as interações sociais de qualidade, prejudicando os tecidos e a adesão de práticas.
Os benefícios de um bom estilo de vida
Aplicar essas atividades na sua rotina diária pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, além de ampliar as chances de desenvolver mais mobilidade, independência e disposição.
Isso indica que o paciente que se esforça para melhorar a rotina, vive melhor, com mais qualidade de vida e por mais tempo.
Além disso, esses costumes estão diretamente relacionados com a melhora da autoestima e do senso de autovalor.
Isso acontece porque ao melhorar a aparência – por meio dos esportes, da alimentação adequada ou do tratamentos cosméticos odontológicos –, afetamos diretamente a forma com que nos enxergamos.
Deste modo, manter um plano odonto empresarial pode auxiliar os funcionários, familiares e a nós mesmos a manter a confiança e até mais produtividades geral.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares
Leia também: Fortaleça seu sistema imunológico com esses óleos essenciais.