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Dicas financeiras para serem adotadas com rigor na crise

Todos estamos cansados de saber que a economia brasileira, assim como grande parte da economia mundial já não anda muito bem das pernas a algum tempo.

São em momentos como esse, que assumir o controle da nossa vida financeira pode e vai fazer toda a diferença. Essa é a hora de sermos ainda mais atentos às questões financeiras, pois sem sombra de dúvidas somos bem mais afetados por essas em tempos de crise.

Uma das maiores preocupações vem se tornando não deixar o saldo chegar no vermelho, e principalmente não acabar na lista dos inadimplentes. O cenário não é dos melhores, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica.

Tirar uma empresa do prejuízo em uma situação como essa não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Será necessário um bom planejamento, controle e redução de despesas para fazer sua empresa ficar bem das pernas.

Neste artigo trazemos 8 dicas financeiras para serem adotadas em momentos de crise como o que estamos vivenciando. Lembre-se de que como gestor você deve assumir a responsabilidade e tomar decisões que possibilitam a continuidade das atividades de sua empresa. 

1. Identificação do que levou a empresa a sair dos trilhos 

Sem dúvidas o cenário que foi se formando pegou muitos de surpresa.

Nesse momento você precisa realizar um diagnóstico situacional para que possa tomar decisões mais assertivas.

Realize uma análise mais detalhada das finanças da empresa e procure mapear de maneira criteriosa, todas as receitas, todas as despesas e o quanto sobra ou se a empresa anda ficando no vermelho. 

2. Realização de corte de despesas 

Depois de realizar o mapeamento e conhecer a fundo cada real que sua empresa anda recebendo e gastando, estabeleça o que de fato é prioridade e o que pode ser descartado, tudo aquilo que de fato não é fundamental para o funcionamento da sua organização.

Reveja itens pequenos como material de papelaria, limpeza e escritório que podem de fato serem dispensados ou reduzidos.

Já com despesas fixas como água, telefone e energia, procure realizar campanhas internas de conscientização para a redução de gastos e alinhe com sua equipe onde de fato é necessário concentrar maiores esforços para enxugar as contas. 

3. Estabeleça metas 

De nada adiante possuir um fluxo de caixa e realizar um planejamento de orçamento, se os valores não são avaliados e controlados.

Procure fazer reunião com periodicidade para criar novas metas, analisar e rever as já existentes. Tudo deve ser medido para evitar gastos demais em determinadas áreas.

Ao elaborar esse plano de metas, coloque em analise quais são as principais áreas que precisam de um olhar mais atencioso, defina prazos, responsáveis, orçamento e monte estratégias corretivas para caso de não alcançar o que foi planejado inicialmente. 

4. Renegocie suas dívidas 

Depois de fazer o levantamento de todas as contas e dívidas da sua empresa, você deve começar a avaliar quais são passíveis de tentar negociar com os seus credores, de forma que você possa quitar essas dívidas sem comprometer ainda mais os resultados financeiros de sua empresa.

Analise a possibilidade de negociar primeiro com empresas que você possui débitos em aberto com as maiores taxas de juros. Veja se é possível elaborar uma proposta que represente a realidade financeira atual de sua empresa.

Realizar a renegociação das dívidas pode gerar um fôlego a mais nesse momento tão complicado.

Procure informações sobre as oportunidades que o governo vem oferecendo de postergar o pagamento de alguns tributos. 

5. Realize a elaboração de um planejamento estratégico 

Uma coisa que pode ajudar em muito a sua empresa é a elaboração de um planejamento estratégico pensando no futuro após a passagem desse momento de crise.

Bons gestores devem ter consciência em assumir a responsabilidade de conduzir a empresa por um cenário de estabilidade, longe de crises.

A criação do planejamento estratégico pode proporcionar um futuro bem mais tranquilo e com geração de muito frutos. 

6. Veja um diferencial competitivo na sua empresa 

È justamente em momentos de crise financeira como a que estamos vivenciando que podemos fazer uma avaliação do mercado no qual nossa empresa está inserida, além de uma análise da própria empresa para verificar como está o comportamento do consumidor e principalmente, o que a empresa ainda pode vir a oferecer de benefício para ele.

Estamos tratando aqui do tão sonhado diferencial competitivo, ou seja, aquele serviço, ou produto com aspectos que somente sua empresa pode ofertar, quando comparado aos seus concorrentes diretos e indiretos de mercado.

Reavalie o seu empreendimento e veja como você pode fazê-lo ganhar. 

7. Faça prospecção de novos clientes 

É perceptível que situações de crise reservam grandes desafios para o empresário.

Lembre-se que muitos de seus concorrentes estão reduzindo o ritmo nesse tempo conturbado, o que pode significar uma imensa oportunidade para realizar prospecção de novos clientes e avaliar leads, além de alcançar potenciais clientes de outros mercados ainda não explorados.

Não se faz necessário fazer grandes investimentos de dinheiro para gerar um engajamento da sua empresa, mas é importante que se realize um bom planejamento para ter as condições fundamentais quando os resultados começarem a aparecer. 

8. Reavaliação do seu produto e/ou serviço 

Você deve ter notado que quando o cenário mostra recursos mais escassos, os clientes tendem a criar novos hábitos de consumo.

Observando essa característica dos consumidores, é preciso analisar e avaliar quais seriam as novas demandas do mercado, uma vez que situações de crise exigem a reavaliação de muitas soluções oferecidas pela empresa.

Será necessário fazer uma reformulação tomando como base a nova demanda de mercado, lembrando sempre de dar prioridade a produção dos itens que possuem maior rentabilidade e geração de receita para a empresa.

Algumas dicas importantes para esse momento são: 

● Realizar uma reformulação na embalagem do produto; 

● Oferecer serviços simplificados e de menor valor; 

● Premiar vendedores; 

● Oferecer descontos para compras de valor elevado.

● Investir em serviços digitais, para vender pela internet.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br

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