Tanto a escola infantil particular quanto a escola pública estão sem aulas presenciais há semanas por causa do novo coronavírus (covid-19).
É uma situação complicada, mas necessária para evitar o crescimento de pessoas contaminadas pelo vírus.
E, nesse cenário, o papel dos pais/responsáveis é de extrema importância para auxiliar os filhos em relação aos estudos.
Afinal de contas, agora eles estão tendo que se adaptar a uma nova maneira de estudar – longe da escola, dos professores e amigos.
Sendo assim, no artigo de hoje separamos dicas realmente úteis para pais/responsáveis que estão buscando formas para ajudar seus filhos na hora de estudar.
Portanto, continue acompanhando a leitura e coloque em prática as dicas a seguir!
Estudos durante o Coronavírus: como ajudar os filhos
Tenha uma rotina bem estabelecida
Para não perder o ritmo e o foco em relação ao estudos, é importe que, mesmo em casa, haja uma rotina bem definida, na medida do possível.
Ou seja, mesmo que a criança esteja longe da escola, é importante que ela dedique algumas horas aos estudos todos os dias. Pode até ser o mesmo horário que ela costuma ficar no colégio.
Além disso, é importante que ela também tenha horários para as refeições, para brincar, descansar, etc.
O importante nessa questão é não deixar que os filhos estudem apenas quando houver uma lição ou quando tiverem vontade.
Todos os dias, de segunda a sexta, eles devem pegar os livros e cadernos para estudar durante algumas horas.
Tenha um ambiente adequado
Outro ponto importante refere-se ao ambiente, pois, além dos horários definidos, os filhos precisam de um local adequado e agradável para estudar.
Ou seja, uma mesa com espaço, limpa, que dê para colocar livros/cadernos, estojo, etc, e que não tenha tantas distrações próximas, como uma televisão ou vídeo game.
Use a tecnologia
Uma ótima aliada para os estudos é a tecnologia. Afinal de contas, há diversos conteúdos e materiais ricos na internet, seja em formato de texto, imagem ou vídeo.
Então caso haja alguma dúvida ou vocês não saibam uma determinada informação, “deem um Google”, com certeza ele irá ajudar.
E caso algo seja mais difícil de entender apenas lendo, ver vídeos no YouTube é uma ótima alternativa para tirar dúvidas.
Tenha disposição e comunique-se
Todos os pais/responsáveis têm obrigações e compromissos diários, seja em relação ao trabalho ou afazeres domésticos.
Porém, é preciso ter disposição para ajudar os filhos e investir em uma boa comunicação para que eles entendam que tem momentos para cada coisa.
Se você como pai/mãe tem uma reunião importante às 10h, por exemplo, é importante falar com seu filho para não interrompê-lo durante esse período e que depois você irá ajudá-lo com os estudos.
Tenha paciência
Ter paciência é fundamental na hora de ajudar os filhos com os estudos. Criticar o tempo todo ou não dialogar de maneira compreensível só irá dificultar as coisas.
Por isso, é importante entender que as crianças podem (e vão) ter dificuldades, ainda mais longe da escola. Faz parte.
Cabe então aos pais auxiliá-los, tendo afetividade e respeitando as individualidades.
O isolamento social por si só já é estressante. Portanto, evite ainda mais situações negativas.
União e flexibilidade são essenciais durante este período que estamos vivendo.