Muitos sonham em morar em países de Primeiro mundo, termo popularmente usado para falar das nações mais desenvolvidas do planeta como Estados Unidos e Alemanha, por exemplo.
No entanto, para migrar para esses países, precisamos pensar, antes, em maneiras de ganhar dinheiro para, no mínimo, sobreviver em solo estrangeiro.
Então, vamos falar sobre as maneiras de conseguir uma vaga no mercado de trabalho em outros países antes mesmo de fazer as malas, pois, isso facilita muito a estabilização em outra nação.
Peça transferência
A primeira dica é pedir transferência, mas para isso, precisamos antes, saber quais empresas possuem filiais no exterior.
Essa informação pode ser encontrada em uma rápida pesquisa na internet e, com a lista das indústrias que possuem fábricas em países desenvolvidos, podemos ingressar no rol de funcionários dela.
Assim, com o tempo, devemos pedir transferência para uma filial situada em outra nação mais desenvolvida.
Mas, isso depende de diversos fatores, pois, mesmo que o empresário aceite nos transferir, ainda existem diversas medidas legais para ser avaliadas antes de conseguir isso.
Procure uma agência de empregos
Outra forma de conseguir uma vaga no exterior é por meio de uma agência de empregos, afinal, essas empresas especializadas em oferta de vagas, disponibilizam opções fora do Brasil também.
Claro que os candidatos a vagas no exterior devem se especializar na área e falar o idioma da nação pretendida, mas, isso é possível de ser alcançado no médio prazo.
Pesquise em sites de vagas de emprego
Existem muitos sites que são especializados em ofertas de empregos no exterior, com vagas para cada tipo de especialização e profissão.
Por isso, vale a pena pesquisar as vagas que estão abertas nas empresas estrangeiras, já que aqui, hoje em dia, além do desemprego ser crescente, ainda temos que lidar com baixos salários.
Quando encontramos oportunidades na internet de trabalhar para algum país desenvolvido, devemos aproveitar isso já que nem sempre isso acontece, pois muitos imigrantes procuram essas oportunidades, mas isso não quer dizer que a vaga não será nossa.
.
Use o linkedIn
A maior rede social para quem está procurando empregos no exterior é o LinkedIn, pois, esta plataforma é a responsável por empregar milhares de pessoas no mercado de trabalho.
Nesse aplicativo, o usuário cria uma conta e preenche seu currículo para que as empresas interessadas procurem por esse profissional para que esse indivíduo busque vagas diretamente por mensagens com os funcionários do departamento pessoal de diversas empresas com filiais no exterior.
Monte um currículo em inglês
Tanto a moeda corrente, quando a língua oficial do mundo é o inglês, por isso que esse idioma é tão necessário para quem está buscando migrar para um país desenvolvido.
Então, quem pensa em ser empregado antes mesmo de viajar, deve possuir currículos em inglês para apresentar pessoalmente em sedes internacionais ou em agências de emprego especializadas.
No LinkedIn também, pois, muitos negócios internacionais são encontrados nessa plataforma e, por isso, devemos estar preparados para mostrar um currículo digitado em inglês para esses empresários.
Domine o idioma local
Como dissemos anteriormente, o primeiro passo para quem está procurando emprego no exterior é o conhecimento do idioma local desses países, afinal, os empresários vão precisar entrevistar quem está pedindo um emprego em seu negócio, por isso, é impossível que uma pessoa seja contratada sem que o indivíduo não sabe nem falar a língua local do país que a empresa atua.
Falar inglês e espanhol é muito importante, pois, essas duas linguagens são responsáveis por quase todos os idiomas do mundo, afinal, qualquer empresa do exterior conta com profissionais entrevistadores que falam inglês e espanhol z também.
Conheça brasileiros naquele país
Hoje em dia, o processo de globalização está tão intenso que podemos encontrar brasileiros em qualquer país estrangeiro, por isso, quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho internacional deve saber que o conhecimento de pessoas que residem em outras nações mais desenvolvidas já é um bom caminho para conseguir uma vaga.
Devemos pedir para que esse conhecido faça a intermediação entre nossa demanda e a oferta encontrada em solo estrangeiro.
Quem já mora no exterior sabe onde encontrar vagas rapidamente, pois, como todos sabem, o mercado de trabalho nos países desenvolvidos está defasado por consequência do envelhecimento da população.
Então, podemos dizer que essa é a melhor dica, já que a facilidade de comunicação com outros brasileiros é a principal vantagem para quem está procurando uma vaga de emprego antes de se mudar.
Além disso, as chances de não existir nenhum preconceito por parte do amigo ou familiar que reside no exterior são maiores, elevando assim a chance de conseguir que essa pessoa ajude um brasileiro a encontrar um emprego.
Considerações finais
Vimos, então, algumas dicas para quem está pensando em mudar para uma nação mais desenvolvida, mas, devemos lembrar que, além de conseguir o emprego, ainda temos que lutar pelo visto de trabalho, documento exigido por países mais desenvolvidos.