Categories
Saúde

Otite: o que é?

Otite: o que é?

Esta é a infecção mais comumente diagnosticada por pediatras – pelo menos 90% das crianças terão pelo menos um episódio até os 5 anos de idade.

Otite: o que é?

O que é otite média?

Essa inflamação do ouvido médio, localizada atrás do tímpano, é muito comum na primeira infância. A inflamação pode ser dividida em três formas: otite média aguda, que se refere à primeira manifestação da inflamação; otite média recorrente, que, como o nome sugere, é usada para caracterizar três episódios com seis meses de intervalo ou quatro episódios em um ano; e otite média secretora, que corresponde à inflamação com fluido do ouvido de uma criança.

QUAIS SÃO OS MOTIVOS DA OTITA?

Cerca de 25% a 30% das crianças menores de três anos sofrem de otite média devido a uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana. A inflamação geralmente ocorre após uma infecção do trato respiratório que causa um bloqueio no nariz do bebê, na faringe nasal e, portanto, no ouvido médio.

Outros fatores que também podem afetar o aparecimento da otite média são as malformações que causam bloqueio ou abertura anormal da orelha. Nesse caso, as áreas da tuba auditiva e da fenda palatina são as mais afetadas. Em crianças pequenas, o tubo é menor e mais reto do que o de um adulto, o que pode causar inflamação. Além dos sistemas digestivo e respiratório, o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento, o que em alguns casos pode contribuir para o desenvolvimento da inflamação.

Vários outros fatores aumentam a suscetibilidade, incluindo: condições alérgicas, frequência precoce ao jardim de infância, convivência com fumantes, refluxo e uso regular de antibióticos. Resfriados também contribuem para a otite média.

Se a criança pratica, por exemplo, natação, a água que entra no ouvido também pode causar inflamação.

COMO POSSO SABER SE MEU FILHO TEM UMA CHAMADA AO OUVIDO?

Além do choro constante, que é agravado pelo toque na orelha com certas superfícies, como um travesseiro, outros sintomas estão associados ao aparecimento de otite média: odor desagradável na região do ouvido, hipoacusia, irritabilidade, febre, ansiedade à noite , dor. dor abdominal, vômito, diarreia, perda de apetite, sonolência.

Em alguns casos, os sintomas podem incluir uma infecção respiratória, como tosse, coriza e dor de garganta. Também pode haver secreção e, em alguns casos, vermelhidão no ouvido externo, acompanhada de calor nesta área. Em casos mais graves e raros, a borda da orelha está mais longe da cabeça, e a criança tem rigidez de nuca e diminuição do nível de consciência.

O diagnóstico é feito por um exame físico, que consiste em olhar o interior da orelha para ver a aparência do tímpano, além de examinar a garganta e as vias respiratórias. Se houver secreção no ouvido, o médico removerá a cera.

COMO EVITAR A INFLAMAÇÃO DA ORELHA?

Se o seu filho pratica esportes aquáticos, como natação, você deve sempre usar um boné e protetores de ouvido para evitar que a água entre em seu ouvido. Outra dica importante é não usar bastões flexíveis com muita frequência: a cera é a forma de o corpo se proteger das bactérias. Durante o banho, enxágue suavemente a orelha do bebê com a cabeça inclinada e seque bem. Tenha cuidado para não deixar entrar muita água no ouvido. É importante lavar essa área com frequência para que a cera não se acumule e obstrua o canal auditivo.

A amamentação é a principal forma de prevenção da otite média. O leite materno contém anticorpos poderosos que ajudam a combater bactérias e vírus, os principais vilões que causam infecções de ouvido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo por até 6 meses e o aleitamento materno complementar por até dois anos.

Outra forma de prevenir o aparecimento da doença é ensinar as crianças desde tenra idade a secretar catarro e muco, caso tenham gripe ou alguma alergia, de modo que não cheguem à região do ouvido. As ventosas de muco são uma boa alternativa para crianças pequenas.

COMO TRATAR A OTITE?

Após um exame físico e a confirmação de que se trata de uma infecção no ouvido, seu médico solicitará um tratamento farmacológico imediato, geralmente com antibióticos e antiinflamatórios. Se a criança estiver com dor forte, o especialista pode colocar gotas anestésicas no ouvido da criança.

Se a criança não melhorar dentro de 48 horas após tomar a medicação, é importante voltar ao médico. Se a otite média for grave, recorrente ou em condições em que não haja resposta ao medicamento, o pediatra pode realizar uma cirurgia para inserir um tubo de ventilação no ouvido, além de ser supervisionado por um otorrinolaringologista, para drenar e evitar o acúmulo de muco no ouvido. o tímpano e, como resultado, surdez.

OTITE PODE SER SÉRIO?

Se não for tratada, uma infecção no ouvido pode levar à meningite – uma inflamação das meninges – as membranas que revestem o sistema nervoso central, a medula espinhal e o cérebro, porque estão localizadas perto do ouvido médio.

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *