Começar com um plano detalhado é a melhor maneira de evitar problemas futuros
Compartilhar
A Internet é ótima porque permite que você supere seu peso para atrair clientes. De fato, com um site bem projetado , sua empresa pode atingir tantas pessoas quanto uma empresa muito maior.
Além disso, nunca foi tão fácil criar um site de comércio eletrônico – possibilitando a venda para um público global, 24 horas por dia.
Aqui estão três etapas para ajudar sua empresa a colher os benefícios do comércio eletrônico :
1. Plano
Comece com uma estratégia on-line – um roteiro que orienta suas atividades na Internet e ao mesmo tempo apóia seus objetivos gerais de negócios. A falta de planejamento pode levar a desperdício de dinheiro e esforço.
Sua estratégia on-line deve identificar metas para sua presença na web, seu público-alvo, sua estratégia de conteúdo, incluindo mensagens-chave e uma estratégia móvel para garantir que seu conteúdo seja acessível em smartphones e tablets.
Por fim, você precisa de um plano de ação, incluindo uma linha do tempo, quem fará o quê e uma programação de publicação de conteúdo online .
2. Crie sua presença no comércio eletrônico
Em seguida, você precisará de um site com uma loja online que atraia o tráfego da Internet e convença os visitantes a comprar o que você está vendendo.
Existem muitas opções, dependendo do seu orçamento. A solução mais simples para empreendedores com pouca experiência na web é contratar um web designer para criar um site habilitado para comércio eletrônico .
Se você tem mais orçamento , considere vários serviços de comércio eletrônico gratuitos ou de baixo custo . Exemplos de serviços gratuitos incluem OpenCart e PrestaShop, enquanto fornecedores como Shopify, Volusion e eBay Stores cobram uma pequena taxa.
Esses serviços fornecem ferramentas para criar um site básico que inclui uma loja on-line com um carrinho de compras digital, pagamento por cartão de crédito ou outros métodos, como o PayPal. Eles também permitem que você ofereça um catálogo de produtos on-line, opções para comentários e feedback de clientes e dados sobre suas vendas para ajudá-lo a acompanhar o desempenho.
Geralmente, quanto mais barato o serviço, menos recursos e personalização ele oferece. (Para obter uma lista mais completa de fornecedores, consulte a seção Aplicativos gratuitos e de baixo custo .)
Lembre-se: ao configurar sua loja on-line, destaque imagens atraentes de produtos, descrições claras e um layout de fácil navegação para que os visitantes possam encontrar rapidamente o que estão procurando.
3. Esteja pronto para atender pedidos
Antes de iniciar o site, verifique se sua empresa está pronta para lidar com os novos negócios. Você precisará da infraestrutura para lidar com pedidos, remessas e devoluções.
Além disso, certifique-se de integrar seus esforços on-line com suas outras operações. Por exemplo, os representantes de vendas devem saber sobre todas as promoções online.
O atendimento de pedidos é uma grande parte do comércio eletrônico , mas geralmente é uma reflexão tardia para as empresas. Se você possui todos esses pedidos, mas não pode atendê-los ou cometer erros e obter muitos retornos – aí está o seu investimento.