Cuidar da saúde bucal é fundamental, por diversos motivos. Primeiramente, uma higienização bucal de qualidade, atrelada a hábitos saudáveis, é muito importante para evitar problemas odontológicos mais graves durante as fases da vida.
Esses cuidados com a saúde bucal podem ser alcançados de diferentes maneiras, especialmente a partir de uma higienização bucal rotineira e qualificada.
Desde pequenos, devemos prestar atenção com esses cuidados, mesmo quando ainda estamos com dentes de leite na boca.
Entre os principais cuidados que podemos ter estão: escovação de qualidade, por diversas vezes ao dia, principalmente após as refeições, uso de fio dental, enxaguante bucal se necessário, consumo de alimentos saudáveis e acompanhamento odontológico de qualidade.
Conscientização dos adultos
Durante a fase adulta, é natural que o organismo enfraqueça com o passar do tempo. Conforme a idade avança, o corpo fica mais enfraquecido, sendo propenso ao surgimento de doenças em diversas partes do corpo.
Nesse sentido, podem surgir também problemas bucais, que se não tratados, podem afetar a saúde do corpo como um todo, prejudicando a qualidade de vida.
Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham esses hábitos e cuidados durante essa fase e se conscientizem sobre os problemas que podem aparecer.
Por isso, separamos alguns problemas bucais que podem aparecer durante a fase adulta, como forma de conscientizar a população a cuidar melhor da saúde bucal para que as pessoas não sofram com doenças bucais.
Dentes danificados
Esse é um problema comum, que pode acontecer por diversos motivos.
A falta de higienização, atrelada ao consumo de alimentos prejudiciais, podem fazer com que os dentes se danifiquem ao longo do tempo, modificando sua estrutura e perdendo a tonalidade esbranquiçada.
Nesse último caso, em que os dentes, naturalmente, perdem a coloração esbranquiçada, pode ser necessário certos tipos de procedimentos de recuperação, como o clareamento dental, muito buscado nessas ocasiões.
Cáries
Juntamente com a danificação estrutural dos dentes, o surgimento de cáries também pode ser um problema bastante incômodo na fase adulta.
As cáries podem surgir em qualquer fase da vida, já que está relacionada a má higienização bucal e consumo excessivo de açúcar.
Entretanto, por conta da fragilidade do organismo e dos próprios dentes, o surgimento de cáries na fase adulta pode ser mais prejudicial.
A cárie nada mais é do que o acúmulo de bactérias em determinada região ou dente, que acaba formando uma massa escura e difícil de ser retirada, corroendo a estrutura dental.
Ela pode afetar a estruturação desse dente e de outros ao redor, danificando a qualidade da mordida.
Nesse caso, dependendo dos danos e da gravidade, pode ser necessário um tratamento específico de recuperação, como a remoção da cárie e até o tratamento de canal ou extração do dente.
A retirada das cáries é feita em consultórios clínicos. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, o processo de retirada é simples e rápido.
Bruxismo
O bruxismo é uma condição que pode estar atrelada ao psicológico. Essa condição nada mais é do que a movimentação constante da arcada dentária superior em contato com a inferior, gerando o famoso “ranger dos dentes”.
Ele costuma aparecer, principalmente quando as pessoas passam por situações de estresse corriqueiras, e mesmo que involuntariamente fazem esse ranger dos dentes.
A partir disso, o problema pode manifestar alguns sintomas importantes, tais como:
- Dor de cabeça;
- Dor no maxilar;
- Zumbidos;
- Dor nos dentes;
- Danificação dentária.
Essa condição precisa ser tratada clinicamente, especialmente em clínicas odontológicas. O tratamento depende da gravidade.
Em casos mais leves, em que a mordida e a posição dos dentes influenciam no impacto do bruxismo, o uso de aparelho ortodôntico.
Já como forma de tratamento, reduzindo o problema, uma placa intra oral pode ser recomendada. Ela deve ser usada durante o sono, minimizando os estragos que podem ocorrer na estrutura dental, como quebras.
Quando a condição do bruxismo não é tratada, e se passa muito tempo desde que surgiu, pode danificar seriamente a arcada dentária, resultando, inclusive, na perda de um ou mais dentes, podendo afetar até a arcada dentária completa.
Nesses casos, em que os dentes foram perdidos, pode ser necessária a aplicação de um implante dentário para substituir e recuperar a arcada. Caso os danos sejam em um dente específico, a aplicação de uma lente de contato já pode corrigir o problema.
Mau hálito
Para finalizar, outra condição comum que pode surgir durante a fase adulta, é o mau hálito ou a halitose. Essa condição consiste no mau odor saindo da boca, bastante perceptível quando alguém com esse problema conversa com você com proximidade.
A causa principal desse problema está relacionada a diminuição da produção de saliva na fase adulta, ou mesmo outros problemas crônicos e o uso de medicamentos.
Como a saliva é o principal agente higienizador natural dos dentes e da língua, a ausência dela faz com que essa região fique suja e acumule bactérias que proporcionam esse cheiro ruim.
Por isso, é fundamental manter as práticas de higienização, escovando os dentes sempre que necessário e utilizando fio dental, principalmente para aqueles que utilizam aparelhos, como o aparelho dentário, pois o acúmulo de bactérias pode ser favorecido.
Além disso, manter a hidratação correta pode contribuir bastante para a regulação da mucosa, já que a salivação é favorecida – bem como a nutrição de todo o corpo.
Cuidar da higienização bucal é a principal forma de evitar o mau hálito, além de outros problemas bucais, sendo crucial conciliar as boas práticas às consultas odontológicas.
Com isso, não só a saúde é favorecida, já que inflamações diversas são evitadas, como também a estética pode ser aprimorada, por meio de tratamentos que podem ser proporcionados, como o uso de aparelho móvel para corrigir a mordida e alinhamento dental.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.